Olá meus amores, espero que estejam bem. Hoje venho desmistificar os géneros literários dentro dos romances, são muitos mas vou tentar ser breve e sucinta para que seja fácil e rápido de entender.
Pois é, muitas vezes senti dificuldade de classificar os livros e perceber onde se encaixavam. Quando me tornei livreira comecei a perceber as diferenças e em que género literário se encaixavam os livros, até mesmo para que idade eles eram recomendados.
Hoje vou falar apenas dos géneros literários dentro dos romances, e já são muitos, acreditem! Vamos ver? Vou começar do mais leve para o mais adulto para ser mais fácil de entender.
Young Adult ou Jovem Adulto
Este género, por norma, trata o início da adolescência. Quando estamos a aprender a entrar no mundo adulto, onde aprendemos sobre a sociedade, onde nos encaixamos, quem queremos ser.
São livros que se passam na época do secundário, onde somos inocentes, mas não tão inocentes como éramos na infância, será que me faço entender?
Neste género vemos alguns problemas com que nos podemos deparar nesta idade como o divórcio, o bullying, o primeiro amor, amizade e a descoberta da sexualidade.
Exemplos de livros dentro do género literário:
- “O Lado Perverso de Kay” – Estelle Maskame;
- “O Verão em que me apaixonei” – Jenny Han;
- “A todos os rapazes que amei” – Jenny Han;
- “Pessoas Normais” – Sally Rooney;
Mature Young Adult ou Jovem Adulto Maduro
Nunca ouviram falar, pois não? Pois é, eu ouvi uma blogger falar nisto e fez muito sentido na minha cabeça, porque principalmente sendo livreira tenho que ter atenção que tipo de livros recomendo aos clientes mais jovens, temos alguma responsabilidade nesse aspeto e este subgénero pode conter gatilhos mais fortes que o anterior não tem.
Neste subgénero encontramos jovens no período escolar tal como no anterior, mas trata de temas mais fortes como o luto, suicídio, abandono que na minha opinião requerem uma certa maturidade do leitor. Nem todos os jovens estão preparados para ler sobre estes temas por isso sou apologista de os separar.
Exemplos de livros dentro do género literário:
- “Tudo o que nunca fomos” – Alice Kellen;
- “Um caso perdido” – Colleen Hoover;
- “Uma viagem difícil” – Jenni Hedrinks & Ted Caplan;
- “Mil Beijos” – Tillie Cole;
- “A culpa é das estrelas” – John Green;
New Adult ou Novo Adulto
Este género explora a transição de adolescente para adulto, quando entramos na faculdade, quando precisamos de decidir o que vamos fazer e que profissão ter.
É um género que por norma se passa no período universitário, onde o jovem precisa tomar decisões que influenciam o seu futuro. É um género literário que aborda a escolha da carreira profissional, a fase de sair da casa dos pais, de começar a ter responsabilidades, o primeiro emprego, ou seja quando começamos a ser adultos.
Acho importante ressaltar que este género já pode conter algumas cenas eróticas.
Exemplos de livros dentro do género literário:
- “After” – Anna Todd;
- “Recomeçar – Again” – Mona Kasten;
- “O pacto” – Elle Kennedy;
- “Pede um desejo” – Tillie Cole;
Romances Contemporâneos
Finalmente chegamos à fase adulta, e com isso alcançamos o género literário romance contemporâneo, onde os personagens já são adultos, começam a enfrentar dilemas próprios da idade. Tais como, por exemplo: casamento, viagens, filhos. São livros que podem abordar variados temas, mas os personagens já estão em idade adulta.
São livros em que por norma, os personagens descobrem se fizeram as escolhas certas. E tal como o nome indica, passa-se na atualidade.
Exemplos de livros dentro do género literário:
- “A Terceira Índia” – Iris Bravo;
- “Amor Cruel” – Colleen Hoover;
- “Bem-Vindas ao Clube” – Megan Maxwell;
- “Quando o amor é fogo” – Sarah Hogle;
- “Amo-te… Apesar de Ti” – Sophie Kinsella;
Romances de Época
Os meus queridos romances de época, um género literário que tanto gosto.
Na verdade, é um género que não tem nada que saber embora muita gente o confunda com o género romance histórico.
O romance histórico é uma ficção baseada em factos reais, a autora Isabel Stilwell por exemplo, escreve este género. São romances ficcionados sim, mas que envolvem factos reais da história.
Já os romances de época, tal como o nome indica, passam-se numa época diferente da nossa.
Nestes livros conseguimos observar uma sociedade completamente diferente da de hoje em dia, com bailes de gala, casamentos arranjados, festas de debutantes. Quase como se de um conto de fadas se tratasse. Caso não saibam este género também tem cenas eróticas, umas mais leves que outras, mas tem.
Exemplos de livros dentro do género literário:
- “Crónicas de Paixões e Caprichos” – Julia Quinn;
- “Magnata” – Joanna Shupe;
- “A Noiva do Bastardo” – Sarah MacLean;
- “Prisioneiros do Amor” – Nicole Jordan;
- “Uma Reputação Perigosa” – Madeline Hunter;
Romances Eróticos
Toda a gente sabe que adoro um bom romance erótico.
É o género literário mais julgado de todos, muitas vezes sem fundamento.
São romances que tem uma história, personagens na maioria das vezes muito bem desenvolvidos, trata também de temas sérios como o abuso sexual e depressão. A única coisa que os diferencia é o facto de as cenas sexuais serem muito mais descritas do que em qualquer um dos outros géneros.
Exemplos de livros dentro do género literário:
- Saga “Stark” – J. Kenner;
- Saga “Inferno de Gabriel” – Sylvain Reynard;
- “Black Heart” – Lauren Lewis;
Além dos eróticos temos também os eróticos dark, que por norma abordam o BDSM e o swing, por exemplo.
Exemplos de livros dentro do género literário:
- Saga “Pede o que quiseres” – Megan Maxwell;
- Saga “As Cinquenta Sombras de Gray” – E. L. James;
- “365 dias” – Blanka Lipinska;
Acho que com este post já conseguem identificar a que género pertencem os vossos livros, ajudou-me imenso a identificar até que tipo de livro o cliente procura e o que posso recomendar.
Obviamente que os géneros literários não são de todo barreiras, e com este post não quero dizer que a idade nos impede de ler o que quer que seja. O tempo da censura já acabou e podemos ler aquilo que quisermos, as categorias que vos apresentei hoje servem apenas para sabermos identificar os livros.
Espero que tenham gostado,
Com amor,
Raquel – Romances na Mala
Deixe uma resposta