Olá meus amores, espero que estejam bem. Hoje trago a minha opinião sobre o livro “Não Fales Nisso”, que faz parte da saga Dimily da autora Estelle Maskame. Já tinha lido a trilogia pela perspetiva da Eden e adorei, é das minhas sagas favoritas do género jovem adulto. Assim que a visão do Tyler saiu eu sabia que precisava de ler!
Avaliação: ★★★★★
Sobre o livro:
Para quem não conhece a história, Tyler é um jovem rebelde de dezassete anos que só faz disparates. É sedutor, egocêntrico e violento… Ele sofreu de fortes abusos físicos e psicológicos por parte do pai, e agora é um jovem muito frágil por trás da fachada que criou. A sua mãe encontrou novamente o amor e voltou a casar, é aqui que ele conhece Eden, a filha do seu padrasto.
Ela não o suporta. Mas com o passar do tempo, ela descobre nele as fragilidades consequentes do seu passado. Conforme o vai conhecendo e tentando que ele se abra com ela apaixonam-se, algo que perante a sociedade não é correto visto que são (mais ou menos) meios-irmãos.
Em “Não Fales Nisso” conseguimos observar a perspetiva do Tyler entre dois horizontes temporais de passado e presente, e ficamos finalmente a conhecer a verdadeira história desde personagem enigmático.
Opinião:
Confesso que não esperava que saísse o livro “Não Fales Nisso”, pois para mim a história tinha terminado. Mas assim que o vi em pré-venda sabia que tinha que ler. Eu sou amante de sagas e trilogias e adoro histórias bem exploradas, gosto de ver os dois lados da moeda.
É uma leitura em que temos que estar preparados para a violência, acho que nos livros anteriores não temos noção a tamanha negligência pelo que Tyler teve que passar na infância às mãos do próprio pai. Todas as agressões e sentimentos estão descritos neste livro de forma muito crua, é arrepiante.
“Não Fales Nisso” faz-nos perceber todas as atitudes do personagem, os motivos que o fazem ser assim, os gatilhos que são acionados cada vez que ele tem atitudes menos boas. E ver o que se passa na cabeça dele é muito triste, ver que ele próprio sabe que precisa de ajuda, mas que ainda não está preparado para a aceitar.
Em relação à Eden, percebemos que ao conhecer-la, ele começa de certa forma a aperceber-se ainda mais das suas atitudes autodestrutivas. É muito revigorante ver que depois de passar por tanto, ele ainda consegue ter sentimentos tão fortes e bonitos por alguém.
Acho que é importante frisar que, sim o amor que sentem um pelo outro de certa forma se torna a boia de salvação de Tyler, aquilo que o faz manter-se ao de cima, mas que isso não é de todo a cura.
Apesar do livro falar de temas muito pesados de forma tão nua e crua, eu adorei o livro e sempre soube que o Tyler era um personagem que tinha muito para dar. Fiquei de certa forma impressionada e emocionada porque por vezes me identifiquei com algumas coisas que ele sente.
Aconselho que leiam mas que tenham em mente que neste livro vão encontrar: abusos físicos e psicológicos, drogas, álcool e dependências. Fala do amor, pela Eden, pela mãe e pelos irmão que é algo muito bonito de se observar mas é um livro que se foca muito na fase má da história de vida dele, sem filtros.
Um excerto que me marcou em “Não Fales Nisso”:
“Tenho medo de que estes sentimentos nunca desapareçam. Tenho medo de nunca conseguir ficar bem, de ser sempre esta pessoa cuja vida está desfeita”
A Estelle Maskame é realmente uma excelente escritora, consegue passar para o papel sentimentos muito fortes sem nunca deixar de ter uma escrita fluida, fácil e viciaste.
(Lê a opinião de “O Lado Perverso de Kay” da mesma autora)
Espero que tenham gostado.
Com amor,
Raquel | Romances na Mala
Já ouvi muito sobre este livro, mas ainda não li.