Sobre

Olá, sê bem-vindo ao Romances na Mala! O meu nome é Raquel Serra e sou a autora deste blog, ando na blogosfera desde 2014, sempre adorei este mundo de partilha e interação com qualquer parte do mundo. O meu nicho sempre foi a beleza e a maquilhagem, sou maquilhadora e formadora, mas a pandemia chegou e a vida levou-me para um caminho que nunca imaginei.
Os livros entraram na minha vida na infância, comecei por ler os típicos livros infantis e mais tarde os livros juvenis do meu pai “Uma aventura” de Ana Margarida Magalhães e Isabel Alçada e claro “As aventuras de Tintim” de Hergé. Com os anos, acabei por perder o interesse pela leitura e fui lendo cada vez menos, lia apenas os livros que me eram propostos na escola e pouco mais.
A minha grande influência na leitura, vem da minha tia paterna, todos os anos em agosto passava férias com ela e sempre a vi embrenhada em livros, fascinava-me a forma como ela se concentrava e entrava na história. Emprestava-me sempre algum livro durante as férias, alguns que li e outros que deixei a meio.
Por incrível que pareça, no primeiro ano que não passei férias com ela, senti falta daquele ritual. Foi na esperança de matar saudades dela e dos momentos que iríamos viver que comprei o meu primeiro livro, foi assim que aprendi a entregar a alma às histórias que mesmo não sendo minhas, poderiam ser reais.
A partir dai a minha estante foi ganhando vida e perdendo espaço, mas hoje agradeço por dado ouvidos à minha tia.
Em 2020, no meio do primeiro confinamento, conheci a comunidade literária em Portugal mais conhecida como bookstagram, pensei: “Porque não? Assim tenho oportunidade de falar sobre algo diferente!”, criei o projeto Romances na Mala, desenvolvi numa imagem visual, trabalhei para uma comunidade sólida e orgânica.
Porquê o nome, Romances na Mala? — Eu só leio romances, sejam eles contemporâneos, de época, eróticos ou até jovem adulto. Ando sempre com um romance atrás e uma amiga por brincadeira disse um dia: “Tens sempre um romance na mala”, e foi assim que surgiu o nome para este projeto!
Nos primeiros seis meses, ninguém sabia quem eu era, não queria que me associassem ao meu trabalho como maquilhadora, pois sempre ouvi que o meu trabalho era uma futilidade. No fundo, para mim este projeto é mais que uma simples partilha literária, foi uma terapia porque consegui provar a mim mesma que o que os outros diziam sobre mim não era real e aquilo que eu tinha para dizer tinha valor.
O facto de ser vaidosa não me torna menos nem mais, sou como sou.
Hoje eu entendo que, o mundo da beleza e dos livros fazem parte de mim, por isso de que forma estava eu a contribuir para desmistificar esse estigma dividindo esses dois mundos, não mostrando quem realmente sou?
Este blog nasceu para suprir uma necessidade minha, precisava de mais espaço, pois o Instagram nem sempre me permite dizer tudo aquilo que tenho vontade, sempre gostei de blogs por isso após ponderar decidi investir o meu tempo aqui, espero que gostem e que encontrem por aqui ideias para as vossas próximas leituras.
São leitores românticos assim como eu?
Com amor,
Raquel – Romances na Mala.